Total de visualizações de página

domingo, 11 de agosto de 2013

1º SOLETRANDO DO EDUCANDÁRIO PESTALOZZI - 2013

PROBLEMATIZAÇÃO: Os nossos alunos usam a Internet constantemente, e consequentemente as redes socais são bem exploradas. Não há nada de mal nisso quando esse uso é para o crescimento intelectual. Nas redes sociais os jovens não se preocupam mais em usar a ortografia correta, e, como consequência disso, a dificuldade dos nossos alunos em escrever corretamente está aumentando a cada dia. Além do mais, para se escrever corretamente é preciso também muita leitura. 

JUSTIFICATIVA - A Língua Portuguesa possui uma gramática com muitas regras e as quais se tornam até enfadonhas para muitos alunos que já se acostumaram a linguagem coloquial, por isso a escola precisa proporcionar incentivos para que o aluno tenha interesse em falar e escrever usando o nível padrão da língua. Nosso alunado precisa entender que estamos cercados de letras: em outdoors, placas, anúncios, embalagens, livros, etc., por isso temos a obrigação de escrever corretamente. Falar e escrever bem se constituem um grande privilégio. Os professores, nas reuniões, sempre falam das dificuldades dos alunos em produzir um texto simples e que muitos escrevem palavras faltando letras, trocando letras ou com letras demais, além de possuírem um vocabulário fraco. Incentivar a memorização das palavras é a melhor forma para que nossos alunos escrevam melhor. É a exploração da nossa memória visual. Pensando nisso, fizemos uma adaptação do Programa "Soletrando”, do Caldeirão do Huck, que é um quadro importantíssimo do programa, e apresentamos à direção do Colégio Educandário Pestalozzi que abraçou prontamente o projeto. 

OBJETIVO GERAL: Estimular a escrita de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente, oportunizando que nossos alunos tenham um contato maior com palavras novas para o enriquecimento do vocabulário. 

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Desenvolver habilidades de leitura e consequentemente da escrita. - Aumentar o vocabulário do aluno. - Despertar o incentivo pela escrita correta. - Compreender o significado das palavras e sua morfologia. PÚBLICO: Alunos do Ensino Fundamental II do Colégio do Educandário Pestalozzi. 

 METODOLOGIA - A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental II no colégio do Educandário Pestalozzi, na área de Língua Portuguesa. - Podem participar todos os alunos que estão devidamente matriculados na escola. - A seleção será das salas com a competição regida pelo professor de Língua Portuguesa. - Em virtude do Centenário de Vinícius de Moraes, os alunos lerão uma apostila contendo a biografia do referido compositor, alguns poemas, músicas e crônicas. Os alunos deverão ler esse material por um período de dois meses. 

CRONOGRAMA Período para leitura da apostila: 20 de maio a 20 de julho de 2013. 
1ª FASE: 22 a 16 de julho. 
2ª FASE: 09 de agosto de 2013. 
FINAL: 17 de agosto de 2013. 

PREMIAÇÃO: Notebook (1º lugar), tablet (2º lugar), celular digital (3º lugar) e troféus. 

RECURSOS MATERIAIS - Camisas do evento para todos os participantes - Dicionário - Computador - Data-show; - Banco de palavras - Máquina Fotográfica - filmadora - Som - Microfone - Premiação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário