PROBLEMATIZAÇÃO: Os nossos alunos usam a Internet constantemente, e consequentemente as redes socais são bem exploradas. Não há nada de mal nisso quando esse uso é para o crescimento intelectual. Nas redes sociais os jovens não se preocupam mais em usar a ortografia correta, e, como consequência disso, a dificuldade dos nossos alunos em escrever corretamente está aumentando a cada dia. Além do mais, para se escrever corretamente é preciso também muita leitura.
JUSTIFICATIVA - A Língua Portuguesa possui uma gramática com muitas regras e as quais se tornam até enfadonhas para muitos alunos que já se acostumaram a linguagem coloquial, por isso a escola precisa proporcionar incentivos para que o aluno tenha interesse em falar e escrever usando o nível padrão da língua. Nosso alunado precisa entender que estamos cercados de letras: em outdoors, placas, anúncios, embalagens, livros, etc., por isso temos a obrigação de escrever corretamente. Falar e escrever bem se constituem um grande privilégio.
Os professores, nas reuniões, sempre falam das dificuldades dos alunos em produzir um texto simples e que muitos escrevem palavras faltando letras, trocando letras ou com letras demais, além de possuírem um vocabulário fraco. Incentivar a memorização das palavras é a melhor forma para que nossos alunos escrevam melhor. É a exploração da nossa memória visual.
Pensando nisso, fizemos uma adaptação do Programa "Soletrando”, do Caldeirão do Huck, que é um quadro importantíssimo do programa, e apresentamos à direção do Colégio Educandário Pestalozzi que abraçou prontamente o projeto.
OBJETIVO GERAL:
Estimular a escrita de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente, oportunizando que nossos alunos tenham um contato maior com palavras novas para o enriquecimento do vocabulário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver habilidades de leitura e consequentemente da escrita.
- Aumentar o vocabulário do aluno.
- Despertar o incentivo pela escrita correta.
- Compreender o significado das palavras e sua morfologia.
PÚBLICO: Alunos do Ensino Fundamental II do Colégio do Educandário Pestalozzi.
METODOLOGIA
- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental II no colégio do Educandário Pestalozzi, na área de Língua Portuguesa.
- Podem participar todos os alunos que estão devidamente matriculados na escola.
- A seleção será das salas com a competição regida pelo professor de Língua Portuguesa.
- Em virtude do Centenário de Vinícius de Moraes, os alunos lerão uma apostila contendo a biografia do referido compositor, alguns poemas, músicas e crônicas. Os alunos deverão ler esse material por um período de dois meses.
CRONOGRAMA
Período para leitura da apostila: 20 de maio a 20 de julho de 2013.
1ª FASE: 22 a 16 de julho.
2ª FASE: 09 de agosto de 2013.
FINAL: 17 de agosto de 2013.
PREMIAÇÃO:
Notebook (1º lugar), tablet (2º lugar), celular digital (3º lugar) e troféus.
RECURSOS MATERIAIS
- Camisas do evento para todos os participantes
- Dicionário
- Computador
- Data-show;
- Banco de palavras
- Máquina Fotográfica
- filmadora
- Som
- Microfone
- Premiação